No Brasil, o grafite chegou ao final dos anos de 1970, em São Paulo. Hoje o estilo desenvolvido pelos brasileiros é reconhecido entre os melhores do mundo.
O movimento apareceu quando um grupo de jovens começou a fazer desenhos nas paredes da cidade, ao invés de apenas escrever. É considerado por muitos como um ato de vandalismo, por sujar as paredes. Nesse caso são chamados de pichação, vistas apenas como diversão para provocar as pessoas.
As primeiras expressões apareceram nos muros de Paris em maio de 1968, com a revolução contracultural. O grafite está ligado a movimentos como o hip-hop.
A tinta mais usada pelos grafiteiros é o spray em lata. O látex é aplicado sobre máscaras vazadas, para demarcar a região a ser pintada.
fonte: http://www.mundoeducacao.com/artes/grafite.htm
Muitos grafiteiros de hoje já foram pixadores no passado, o grafite ta ligado de forma direta e indireta com o pixo, quando eu fui a campo para fazer os registros dos grafites espalhados em fortaleza mi deparei com uma pixação e grafite na mesma arte, fiquei curioso pra saber a história daquele grafite pois conhecia o pixador o " vugo " " SLAYER ", mas não conhecia o grafiteiro. Fiquei sabendo que o grafiteiro viu a pixação de " SLAYER" na parede e não quis pintar de branco e fazer seu grafite em cima, então ele em respeito ao pixador decidiu fazer um grafite envolvendo o pixo que estava ali.
Postado por: Osvaldo Oliveira e George Victor
Nenhum comentário:
Postar um comentário